O objetivo deste blog é discutir a presença dos bandeirantes paulistas Domingos Jorge Velho e Francisco Dias de Siqueira no Piauí seiscentista. Por incrível que possa parecer, até hoje não se sabe a exata localização do famoso arraial dos paulistas, primeiro núcleo urbano do Piauí.
Costuma-se apontar a região do rio Sambito, em Valença do Piauí, como o lugar no qual se ergueu esse famoso aldeamento. Porém, conforme a "Descrição do Sertão do Piauí", do Pe. Miguel de Carvalho, tal núcleo estava situado entre as fazendas São Francisco Xavier e o Sítio Catarina. Tais lugares não nos remetem à Valença do Piauí, mas à antiga freguesia de Piracuruca.
Afinal, duas perguntas são pertinentes:

1- São Francisco de Xavier não seria a Missão de São Francisco de Xavier, "criada em 1658 pelso jesuítas, na serra de Ibiapaba, para aldear os Tabajaras" (Neto, Adrião. Geografia e História do Piauí para estudantes: da pré-história à atualidade. Teresina: Edições Geração 70, 2004. p. 116), a qual estava situada na zona rural do atual município de São João da Fronteira (Piauí)?

2 - O Sítio Catarina não está próximo ao atual rio Catarina que desemboca suas águas no rio Piracuruca ou São Vítor?



domingo, 29 de abril de 2012

A descrição do Arraial dos Paulistas

      Talvez, a maior dificuldade para os historiadores é saber adequar a linguagem da descrição seiscentista com o atual conhecimento geográfico dos rios e topônimos do Piauí. Sem dúvida, as limitações deste relatório de 1697, escrito pelo Pe. Miguel de Carvalho, o qual acertadamente o Pe. Cláudio Melo nos alerta que foi escrito durante quatro anos de viagem, fazenda por fazenda, pelo imenso sertão do Piauí.
       Não acabe aqui descrevê-lo por inteiro, mas apenas chamar a atenção do leitor para o povoamento do norte do Piauí, em especial as razões para se pensar que a verdadeira localização do Arraial dos Paulistas ocorreu muito mais próximo a sede da Missão Jesuítica de Ibiapaba, em Viçosa do Ceará. De fato, se refletirmos que tal núcleo era o mais povoado nos seiscentos, e alguns decênios depois, a região desde Campo Maior, passando por Piracuruca, até Parnaíba, era uma das mais povoadas do Piauí, com inúmeras fazendas e moradores. Não haveria uma continuidade? Que condições propícias puderam ser estabelecidas para o assentamento de tantos currais?
        Deixemos o leitor curioso. Voltemos ao trecho transcrito pelo Pe. Cláudio Melo, que traz a localização do dito arraial. Porém, ainda motivo de polêmicas para situá-lo em seu devido lugar na história do Piauí. O próprio Pe. Claudio Melo é enfático ao afirmar que "lá está a chave do segredo para o povoamento definitivo" (P. 45).

"XVII -Riacho Santa Catarina. Corre do sul ao norte, entra em São Vitor (Nota do blogger: aqui é o ponto da discórdia. O São Vítor mencionado seria o atual Sambito, próximo a Valença do Piauí, como muitos historiadores defendem? Ou, mais ao norte, teria outro São Vítor? Hipótese esta apoiada no topônimo Bitorocara). Tem duas fazendas seguintes:

01- A primeira se chama São Francisco Xavier, estão nela Francisco da Cunha e Antônio de Paiva com 4 índios; dista que se segue 3 léguas.

02- A segunda e última, que está na barra , chama-se o Sítio da Catarina está nela Antônio Gomes com 3 negros, é o dono da fazenda André Gomes da Costa, com um tapúia.

Entre estas duas fazendas estão uns olhos d'água a que vulgarmente chamam Brejos, em os quais está situado o Capitão Mor dos Paulistas, Francisco Dias de Siqueira, com um Arraial de tapúias, com os quais faz entrada ao gentio bravo e lhe tem o encontro para que não ofendam a povoação. Tem algumas plantas de farinhas, arroz, milhos, feijões e frutas, como são bananas, batatas, que tudo se dá com grande abundância, mostrando a fertilidade da terra e a incúria dos moradores que, por sua preguiça, não têm frutos de que vivam" (Transcrito de Pe. Claudio Melo, p. 24).


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário