O objetivo deste blog é discutir a presença dos bandeirantes paulistas Domingos Jorge Velho e Francisco Dias de Siqueira no Piauí seiscentista. Por incrível que possa parecer, até hoje não se sabe a exata localização do famoso arraial dos paulistas, primeiro núcleo urbano do Piauí.
Costuma-se apontar a região do rio Sambito, em Valença do Piauí, como o lugar no qual se ergueu esse famoso aldeamento. Porém, conforme a "Descrição do Sertão do Piauí", do Pe. Miguel de Carvalho, tal núcleo estava situado entre as fazendas São Francisco Xavier e o Sítio Catarina. Tais lugares não nos remetem à Valença do Piauí, mas à antiga freguesia de Piracuruca.
Afinal, duas perguntas são pertinentes:

1- São Francisco de Xavier não seria a Missão de São Francisco de Xavier, "criada em 1658 pelso jesuítas, na serra de Ibiapaba, para aldear os Tabajaras" (Neto, Adrião. Geografia e História do Piauí para estudantes: da pré-história à atualidade. Teresina: Edições Geração 70, 2004. p. 116), a qual estava situada na zona rural do atual município de São João da Fronteira (Piauí)?

2 - O Sítio Catarina não está próximo ao atual rio Catarina que desemboca suas águas no rio Piracuruca ou São Vítor?



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Add caption

Nenhum comentário:

Postar um comentário